Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

8º Tempo – Gaiolas ou asas

Posted by LMML em Setembro 7, 2006

  Voando

Foi já há algum tempo que os escritos de Rubem Alves aqui e aqui (escritor, pedagogo, educador, psicanalista e professor – entre outras coisas mais  – brasileiro, Mineiro de nascença) se cruzaram comigo… ou me cruzei com eles!

 E o primeiro foi este “Gaiolas ou asas” ! Livro que vai beber o título a uma das suas crónicas – e primeiro texto desta obra – contém nele pedaços de prosa deliciosos e, simultaneamente, provocadores e estimulantes. Por várias vezes dei por mim a acenar vigorosamente a cabeça enquanto, embevecido, lia as suas reflexões sobre o acto de educar. Partilho apenas uma delas…

 

“(…) Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-las para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

 

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.(…)”

aqui a crónica completa

 

… a ler!

 

 

Uma resposta to “8º Tempo – Gaiolas ou asas”

  1. Olá!
    Na primeira tarde que tenho livre desde o dia 1 de setembro (livre da escola mas trouxe TPC que ainda não fiz…) venho dar uma espreitadela ao teu blog…
    Gostei bastante do que li (também adoro o sergio godinho, apetecia-me publicar os poemas todos dele!) e sinto-me muito honrada por teres link para o meu. Assim que tiver uns minutinhos, depois de acabar os TPC, também adicionarei o teu lá no meu tasco.
    Já agora quando me voltares a visitar, aproveita e visita também os “Golfinhos” e dpois dá a tua opinião, ok?
    Bom ano para ti!

Deixe uma Resposta

 
