Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

12º Tempo – Não sei se ria, se chore!

Posted by LMML em Setembro 13, 2006

Era de esperar… com a abertura oficial das escolas marcada para o decorrer desta semana era previsível que fosse esta a semana escolhida para o anúncio de uma série de medidas, iniciativas, intenções, promessas, devaneios… relacionados com o ensino.

Uma delas, noticiada no passado dia 11 de Setembro – eu sei, eu sei… ando um pouco atrasado! definitivamente tenho de me organizar melhor – anunciava a criação de uma linha de apoio para professores vítimas de violência escolar.

Esta linha, promovida e gerida pela Associação Nacional de Professores, visa “(…) dar apoio aos professores afectados por situações de indisciplina ou violência nas escolas (…)”. Perante esta iniciativa que, apesar de tudo, é claramente de louvar… recordei uma frase proferida pela minha estimada mãe centenas de vezes – principalmente quando chegava a casa e via tudo em pantanas após mais uma tarde de Jogos Olimpicos Indoor entre mim e o meu irmão – quando eu era catraio. Não sei se ria, se chore!

 Post 12

 

Se por um lado se apoia e elogia a iniciativa… por outro leva-nos a pensar: Já chegamos a este ponto? Já chegamos ao ponto em que é humanamente necessário uma linha de apoio por professores levarem na trombeta, serem insultados e a sua integridade física e moral serem posta diariamente em causa?

Mas há uns meses atrás, quando surgiu o programa emitido na RTP “Quando a violência vai à escola” – poderá ser visto na integra aqui , o senhor secretário de estado da Educação Valter Lemos não disse então que era, e cito de memória, ‘uma caso esporádico e localizado’? Em que ficamos então…?

 

Não sei se ria, se chore!!!

 

 

PS: Mais informação sobre esta linha poderá ser obtida aqui.

 

 

Deixe uma Resposta

 
