Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

25º Tempo – Para lá da sala de aula

Posted by LMML em Setembro 28, 2006

C. no final da semana passada pediu, logo no início da aula, para falar comigo no final. Após alguns anos daquela casa, sei que normalmente este pedido tem coisa séria por detrás. Acedi ao pedido – obviamente – e no final da aula, depois de todos os colegas já terem arrumado e saído C. lá veio, timidamente, falar comigo.

– Sabe S’Tor, a minha mãe foi hoje de manhã para o hospital! Fiquei muito preocupado. Não sabemos, lá em casa, se ela irá ficar internada três dias, três semanas ou mesmo três meses. Portanto S’Tor se eu piorar um pouco o meu comportamento ou não participar tanto nas aulas… já sabe… é da preocupação.

[tal e qual assim… quase ipsis verbis] 

 

 

Ontem C. esperou, disfarçando arrumar os seus tarecos, que os seus colegas abandonassem a sala e quase em surdina disse-me:

 – S’Tor afinal a minha mãe já está em casa! Fiquei aliviado… vou voltar a ser o mesmo.

… [nunca o deixaste de ser C…. e também eu fiquei aliviado]

 

 Nota: C. tem cerca de onze anos!

 ___________________________________

 

 “Quando a criança aprende a andar, a mãe não explica, nem demonstra: ela não ensina a andar, ela não representa (não anda diante da criança): ela sustenta, encoraja, chama (recua e chama): ela incita e protege: a criança pede a mãe e a mãe, desejando o andar da criança, chama-a”

Ruben Alves, in Gaiolas ou Asas

 

 

 

Deixe uma Resposta

 
