Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

30º Tempo – Colóquio Educação, Diversidades e Cidadanias

Posted by LMML em Setembro 30, 2006

A propósito do post anterior julguei pertinente ‘publicitar’ um Colóquio que irá ocorrer na Universidade do Minho subordinado ao tema “Educação, Diversidades e Cidadanias”. O texto de apresentação do referido colóquio é este:

A diversidade dos públicos escolares constitui hoje uma Post 30fonte de desafios que não conhecemos ainda completamente. De facto, a dimensão dessa realidade continua a surpreender a maior parte de nós, quando confrontados com uma pluralidade de línguas e nacionalidades presentes nas escolas portuguesas cuja magnitude seria dificilmente imaginável há apenas alguns anos.

No entanto, o pluralismo cultural, ainda que invisibilizado, é uma constante bem mais antiga no nosso sistema educativo, há já algumas décadas acolhendo populações heterogéneas; o que hoje parece representar uma nova realidade é o facto de que a interacção com sujeitos de múltiplas diversidades se constituiu como o desafio normal e quotidiano do exercício da acção pedagógica.

A construção dos cidadãos foi uma obra entregue à instituição escolar há alguns poucos séculos; quando as cidadanias se pluralizam por referência a entidades políticas em (re)invenção como a União Europeia ou os seus Estados-membros, também o que conhecíamos como sistema educativo se encontra em transfiguração quanto às suas missões, possibilidades ou fronteiras.

 

Mais informações poderão ser consultadas sítio do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, mas concretamente aqui. Deixo-vos também o desdobrável que poderá ser consultado com o Acrobat Reader contendo a ficha de inscrição e todos os detalhes de organização (os paineis, os oradores, as horas e dias) bem como o contacto de e-mail para o qual poderão enviar as vossas dúvidas: cseae@iep.uminho.pt

 

Nota: Pena é ser tão longe… embora o Minho valha sempre o propósito da visita! – e a minha mãe minhota que o diga –

 

 

Uma resposta to “30º Tempo – Colóquio Educação, Diversidades e Cidadanias”

  1. AS D said

    stor o buckinghin palace foi construido em 1820 em Londres. xau…!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: