Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

52º Tempo – A propósito da greve de professores (2)…

Posted by LMML em Outubro 17, 2006

Segundo notíca do periódico britânico The Independent, datada de 17 de Outubro, alguns Members of Parliament – MP’s – [deputados] membros do Public Accounts Committee [Comité de Contas Públicas] estão preocupados com os fracos resultados escolares apresentados por cerca de um milhão de crianças inglesas que frequentam escolas ‘sub-standards’ [abaixo da média nacional] .

 

Segundo estes MP’s, as critícas devem ser apontadas ao facto de estarem a ser negadas aos alunos de 1,500 escolas condições que os possibilitem de receber uma formação e preparação adequadas. Isto apesar dos 840 milhões de libras (cerca de 1.250.000 Euros) investidos em programas de revitalização destas escolas, consideradas como estando na cauda da tabela no que respeita ao sucesso educativo, conforme pode ser lido no seu mais recente relatório.

 

Um dos MP referiu “(…) esbanjar tanto potencial humano, desta forma, é uma tragédia. As consequências a longo prazo para os alunos e para a sociedade serão severas (…)”. Estas reacções. segundo a notícia, surgiram depois do cão de guarda do sistema educativo inglês, o Ofsted – já referido em post anteriorter publicado dados sobre escolas que estão a falhar o cumprimento dos seus objectivos. Ainda assim os membros do Public Accounts Committee criticaram o Ofsted por não ter publicado estes dados atempadamente e auxiliado estas escolas na melhoria dos seus resultados, chegando mesmo ao ponto de referir que “(…) os sinais de declínio de uma escola têm de ser identificados prematuramente e deverão ser aplicados remédios atempadamente (…)”. Acrescentaram ainda que “(…) crianças destas escolas estão a ser vítimas de uma enorme desvantagem. Elevar os indicadores tem de ser uma prioridade para qualquer governo (…)”.

 

Contrapondo a esta posição, o secretário-geral da Association of School and College Leaders [Associação de Líderes de Escolas e Colégios] afirmou “(…) que os resultados apresentados  pelo Ofsted e nos quais o Public Accounts Committee baseia os seus argumentos, estão errados e levam a interpretações erradas. A maioria destas escolas em falha servem comunidadas desfavorecidas onde a Escola é o único local que promove a melhoria das oportunidades de vida (…). – o destacado é meu –

 

…vem este post a propósito da greve nacional de professores e educadores…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: