Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

52º Tempo – Os Grandes Portugueses

Posted by LMML em Outubro 17, 2006

Post 51Desde há um ano, ano e meio, que a RTP1 voltou finalmente – e gradualmente – à sua faceta de serviço público. Têm sido inúmeros os programas passíveis de serem inseridos nesta categorização. Este post serve para fazer notícia de um deles.

Dito de forma muito sucinta o programa ‘Os Grandes Portugueses’ tem como objectivo eleger, com o nosso voto, a personalidade mais marcante da história deste cantinho da Europa. Seja qual for o vencedor – o que realmente não considero o mais importante – é uma oportunidade interessante de colocar os portugueses em contacto com uma parte da sua identidade cultural.

Deixo-vos aqui o sítio do programa onde poderá obter mais informação… aqui deixo-vos uma lista de sugestões com personalidades nas quais poderá votar, embora o voto não se limite a estas, poderá votar numa personalidade que não esteja inserida nesta lista… e aqui deixo-vos o sítio onde poderá votar.

Interessante é que para cada uma das personalidades inseridas na lista encontrará um pequena biografia de cada uma delas. Sublinhando que é resultado de preferência pessoal deixo-vos aqui alguns exemplos de personalidades, bem como a sua biografia – basta clicar nas imagens – . Mesmo cá em casa esta pequena lista não é consensual. É certo que haverá sempre subjectividade… haverá sempre pontos a favor e contra em cada escolha… ainda assim vale a pena o exercício!

 

Post 51b               Post 51c

Post 51d               Post 51e

Post 51f               Post 51g

Post 51h               Post 51i

 

Já de si o processo de escolha era difícil… mas ainda quando me forcei a escolher apenas oito nomes.

Nem para mim os meus critérios de escolha foram claros. Se nomes houve que escolhi por razões claramente afectivas, outros houve em que a escolha se baseou na importância que determinada personalidade teve na construção da nossa identidade nacional ou na importância da difusão do nome Portugal em terras além-fronteiras… ou ainda por terem sido protagonistas de gestos que considero intemporais e próximos de dignos valores morais.

No entanto penso que esta lista está em falta relativamente a um grande nome que muito admiro pelos seus escritos, pela sua forma de pensar a vida e o Homem: SEBASTIÃO DA GAMA

Uma coisa é certa. Se tive grandes dificuldades em escolher oito… imagino o exercício de cingir essa escolha a apenas um nome. Mas irei fazê-lo já de seguida e contribuir com o meu singelo voto… muito provavelmente neste último… e por razões puramente afectivas: afinal, não será qualquer escolha sempre um acto, em última instância, afectivo??

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: