Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

78º Tempo- Darwin acessível a todos

Posted by LMML em Novembro 1, 2006

Tenho por hábito [hábito idiota, mas ainda assim um hábito] de ler jornais já com alguns dias, procurando notícias que possam ter passado despercebidas.

 

Na edição do jornal Público de sexta-feira passada, 27 de Outubro, creio que na última página [a ‘casa’ do Calvin&Hobbes] foi publicado um pequeno artigo intitulado “Os arquivos de Darwin estão disponíveis na internet”.

 

Como podem não ter o mesmo hábito que eu e a notícia vos ter realmente passado despercebida deixo aqui as partes essencias, já perceberão porquê:

 

(…)  O espólio completo do cientista britâncio Charles Darwin está a ser compilado e disponibilizado na Internet. O projecto da Universidade de Cambridge conta já com vários manuscritos e diários Post 78nunca antes publicados ou recentemente transcritos, assim como imagens e arquivos áudio, que relatam as ideias do naturalista que desenvolveu, ao longo de décadas a teoria da evolução através da selecção natural. (…)”

“(…) John Van Whyh, director do projecto, conta quem embora grande parte do conteúdo seja proveniente do arquivo de Darwin em Cambridge, passou quatro anos a viajar à procura de cópias de documentos escritos pelo próprio Darwin, edições desconhecidas dos seus livros, textos de referência, obituários e colecções do naturalista (…)”

(…) No sítio podem ser encontradas pela primeira vez na Internet as primeiras edições do ‘Journal of Researches’, ‘Descent of Man, ‘Zoology of the Voyage of HMS Beagle e ainda várias edições de A Origem das Espécies. (…)”

(…) O projecto ainda não está terminado, só está online cerca de 50 por cento do material. Mas o arquivo deve estar completo até 2009, quando se assinala o bicentenário do nascimento do cientista britânico e o 150º aniversário de A Origem das Espécies(…)”

 

 

 

Para aceder ao site anunciado clique aqui. Deixo também mais dois sites extremamente úteis, ambos em inglês: The Correspondence of Charles Darwin e The Darwin Digital Library of Evolution

 

 

  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: