Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

121º Tempo- Os ‘novos’ ventos tecnológicos na aprendizagem

Posted by LMML em Setembro 20, 2007

post-121.jpg

A edição de 03 de Maio-Agosto/2007 da Revista de Ciências da Educação Sísifo, da responsabilidade da Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa com a direcção dos Professores Rui Canário e Jorge Ramos do Ó, apresenta-nos um dossier temático bastante interessante contendo diversos artigos sobre as potencialidades (e limites) das tecnologias de informação e comunicação nas diversas facetas do processo de ensino e aprendizagem.

Dos vários artigos apresentados destaco, por razões de preferência pessoal, o artigo de Ana Amélia Carvalho intitulado “Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS [learning management systems]”.

Correndo o risco de algum afastamento de precisão por apenas ter feito apenas uma primeira leitura ao artigo, assumo que, embora não concordando com algumas conclusões aprensetadas pela autora, o texto aborda questões bastante pertinentes principalmente quando se acerca, já na parte final, da análise às vantagens de utilização de LMS, como o Moodle ou os blogues, no apoio ao ensino presencial, com as suas implicação para a metodologia de trabalho no processo de ensino e com as consequências directas na redefinição do papel dos diversos agentes educativos.

De seguida apresenta-se o resumo do artigo da autoria da autora, sugerindo-se leitura atenta, principalmente aos professores e pais.

“O acesso à Internet nas escolas, o equipamento das salas de informática e a iniciativa “Escola, Professores e Computadores Portáteis” criaram as condições tecnológicas para que professores e alunos possam usufruir da diversidade de informação online, da comunicação, da colaboração e partilha com outros, a que se acresce a facilidade de publicação online. A integração dos serviços da Internet nas práticas lectivas com um propósito definido de carácter disciplinar e transdisciplinar pode proporcionar um enriquecimento temático, social e digital para os agentes envolvidos e sobre ela nos vamos debruçar na segunda parte deste artigo.

Começaremos por salientar o emergir da economia do conhecimento em rede, enquanto extensão cognitiva. Desta realidade, ressalta a necessidade de conectividade e a importância do conectivismo, imprescindível ao ser humano do século XXI e que abordamos na segunda parte.

Na terceira parte, incidimos sobre as vantagens da utilização de LMS (Learning Management Systems), como o Moodle, no apoio ao ensino presencial para o professor e os alunos. Abordamos também as suas implicações ao nível de suporte ao aluno e de interacção online, que conduz os agentes educativos de uma situação de ensino presencial para o ensino misto: blended-learning.

Por fim, concluímos advertindo para a importância de se começar a utilizar os recursos e as ferramentas online, para se evoluir para um ambiente que é familiar aos alunos e através do qual podem aprender crítica e colaborativamente.”

3 Respostas to “121º Tempo- Os ‘novos’ ventos tecnológicos na aprendizagem”

  1. Hugo said

    o stor é o meu melhor amigo de sempre!!!! graças ao stor tive boas notas!!!

  2. Hugo said

    eu vou sempre visitá-lo

  3. LMML said

    Obrigado H.

    E fico sempre satisfeito por te ver.

    Forte abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: