Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

Diário de Bordo – Dos garotos e seus momentos

Posted by LMML em Abril 14, 2008

.

14.Abril.2008 – Segunda-Feira – 23.40 h.

.

.

.

Há já muito tempo que não adicionava texto ao Diário de Bordo do LdP [mais precisamente desde 4 de Novembro de 2007]. E, no entanto, não tenho tido falta de assunto para o fazer. Estes primeiros meses de 2008 têm sido prolíficos no que ao Ensino/Escola diz respeito. Relativamente a tudo o que tem sido dito, escrito e filmado ultimamente, a propósito do novo Estatuto do Aluno, do novo processo de Avaliação de Desempenho de Professores, do novo Regime de Autonomia e Gestão Escolar, das alterações legais para o trabalho a desenvolver com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, sobre a indisciplina e violência nas Escolas etc, etc… muito teria para dizer. Aliás tenho-o feito em espaços que não este, por entender que o LdP não é o local mais apropriado e que devo fazer um esforço em manter estanque as questões laborais/profissionais da minha actividade didáctica… mas não resisto a um desabafo: apesar de tudo vivemos um momento de redefinição da Escola Pública… o que queremos que ela seja, que desígnios deverá ela cumprir… e o pior que poderemos é fazer é não participar nessa discussão ouvindo e fazendo ouvir a nossa opinião. Encostar o corpo à parede… deixando a caravana passar, para depois diligentemente arrastarmo-nos atrás da última carroça dando pulos e saltos para apanhar a última boleia que passa não será, seguramente, a atitude mais correcta a tomar. Mas adiante…

.

Dia 2 de Abril – reunião com os encarregados de educação da minha direcção de turma. Final de uma quarta-feira… cansativa para a maior parte dos Pais… transparecia nos seus semblantes e andar pesado. Ainda assim cerca de 85% de comparência… e dos que não vieram (4 ou 5) três deles manifestaram a sua impossibilidade e marcámos encontro para outro dia. Abordámos uma série de questões que se prendiam com a actividade desenvolvida pela turma ao longo do 2º Período, mais os ‘temas obrigatórios’ de balanço do desempenho e comportamento escolares dos catraios. Apesar de uma recuperação aparentemente significativa quanto ao desempenho escolar (de 10 alunos em situação de retenção no 1º período, são agora 6) a verdade é que o total de níveis negativos atribuídos a todas as áreas curriculares manteve-se sensivelmente dentro dos mesmos valores do 1º período…. i.e. bastante elevado… principalmente a disciplinas nucleares como LP ou Mat. E uma boa parte desses níveis negativos a dever-se a um factor comum: comportamento irregular com uma taxa de permanência de atenção/concentração/trabalho reduzida. E não foi por falta de esforço dos professores… nem do Director de Turma… o que eu me tenho esfalfado. Mas ainda vão havendo boas notícias… com alguns alunos da turma a registarem francas melhorias, a participarem activamente em actividades extra-curriculares organizadas pela Escola e com a presença de alguns deles em iniciativas inter-escolas em representação da Escola, depois de passadas as fases de eliminatórias: Super T Matik Inglês, Desporto Escolar, Super T Matik Matemática, etc..

No entanto, devido ao cenário carregado de poucas promissoras nuvens alinhavámos (EE’s e eu) estratégias: por sugestão minha irei reunir individualmente com cada um dos alunos ao longo das primeiras 2 semanas do 3º período de modo a ajudá-los a fazer um balanço entre o 1º e 2º períodos… identificando aspectos passíveis de serem melhorados/reforçados e dando reforço positivo pelas melhorias alcançadas… tentando depois estabelecer para cada um deles um conjunto de objectivos a alcançar nestas cerca de 10 semanas que faltam para o final do ano lectivo; por acordo entre Pais e DT, a meio do 3º Período iremos reunir Encarregados de Educação, Alunos, Director de Turma e, dependendo das circunstâncias, outros professores da turma, tendo como objectivo fazermos um ponto da situação e podermos salvar o que ainda poderá ser salvo. Veremos!

Algumas questões colocadas pelos Pais, às quais procurei responder da melhor forma possível. Das questões colocadas uma houve que me pareceu bastante pertinente. Aliás… questão essa que logo no início do ano coloquei em sede de reunião de Departamento… acabadinho de chegar a uma nova escola e ainda com as malas a tiracolo: Havendo critérios de avaliação definidos em cada um dos departamentos curriculares, qual será a ponderação a atribuir a cada um desses critérios e que peso cada um deles assumirá na avaliação final? Questão que espero voltar a ser abordada em Conselho Pedagógico.

.

Entretanto já passaram cerca de duas semanas desde o início do 3º Período. A Estudo Acompanhado lá vamos tentando prepará-los para as provas de aferição de Mat. e LP que se realizarão durante o mês de Maio. Já começámos com a prova de LP (utilizando a de 2006 como base de trabalho), tentando alertá-los para aspectos que deverão levar em linha de conta aquando da realização da prova, sublinhando aqui e ali pontos determinantes para uma eficiente compreensão do texto e correcção nas respostas dadas e exercícios feitos. Para a grande maioria deles creio que este tipo de trabalho acaba por ser uma enorme mais valia… outros… preferem continuar com as prioridades trocadas… mas não são maus miúdos, pelo contrário… caíram-me no goto! Mas por vezes… que raio… não haverá maneira de eles perceberem que o seu hoje determinará significativamente o seu amanhã? Depois de LP virá a de Matemática.

.

A Formação Cívica continuamos com as tarefas semanais: depois da recolha de citações que eles considerassem interessantes, da apresentação do seu livro preferido, da análise à publicidade televisiva, da selecção/análise de notícias da imprensa escrita… na passada sexta-feira, a pares ou individualmente, fizeram uma apresentação oral do tema/palavra que lhes calhou em sorte (confesso que viciei o sorteio… eles mais tarde perceberam-no quando verificaram que alguns dos temas/palavras encaixavam na perfeição com os alunos que os deveriam apresentar/defender): humor, respeito, aprender, ensinar, ler, fome, verdade, mentira, tentar, oportunidade, vencer foram alguns dos temas/palavras escolhidos. Conceitos aparentemente simples mas que alguns deles tiveram o devido cuidado de preparar e estender. Algumas das intervenções deram azo a saudável discussão e defesa de argumentos… afinal era isso que pretendia. Foi interessante ouvi-los… e ver como os outros os ouviam. Os 45 minutos de Formação Cívica acabaram por se revelar insuficientes e dado o sucesso da iniciativa acabei por queimar um pouco da aula seguinte (inglês) com a conclusão de todas as apresentações. Surpreendem-me por vezes os gaiatos. Fiquei deliciado… claro está que depois ao final do dia o caldo voltou a azedar-se a Área Projecto… onde alguns deles teimam em não perceber o papel/responsabilidade que lhes cabe na concretização da nossa tarefa sobre os hábitos de alimentação saudável.

.

Mais do que fases… os garotos têm momentos… e eu lá me vou tentando adaptar… verborreico e intransigente por vezes… silencioso e permissivo por outras… tentando levá-los sempre por boa maré ao bom porto.

.

.

2 Respostas to “Diário de Bordo – Dos garotos e seus momentos”

  1. LC6e said

    Ola stor tudo bem obrigado pelo o conselho…
    ta muito fixe 8)

  2. LMML said

    L.
    Espero que a nossa conversa de hoje sirva para colocares as ideias em linha.

    Gostei de conversar contigo. Sei que percebeste o quão importante é esta altura para ti.

    Quanto ao resto… poderás sempre contar comigo.

    Forte Abraço Companheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: