Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

Dia Mundial do Livro

Posted by LMML em Abril 23, 2008

.

.

Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro (e do Direito de Autor)… e o simbolismo por detrás do dia 23/04 porque foi nesta data que no mesmo ano [1616) faleceram Shakespeare e Cervantes, sendo também o dia de nascimento ou morte de grandes escritores como Vladimir Nabokov, Maurice Druon ou Mejía Vallejo.

.

.

.

Confesso o meu vício… mais do que adorar ler, sou um bibliófilo financeiramente limitado… para além do ocasional livro requisitado na biblioteca quando era mais novo, sempre me recusei a ler outros livros que não meus. A relação de afectividade que crio com o livro leva-me à sensação de infidelidade quando, por algum motivo, deixo que outros os leiam. Quando as minhas possibilidades financeiras foram aumentando, aumentaram também as minhas despesas com a compra de tão singular objecto. Bem que a minha esposa me tenta demover por vezes, alertando-me para o equilíbrio do orçamento familiar… por vezes acato a sua sensata recomendação, mas na maioria das vezes sou fraco demais para resistir à tentação.

.

E tudo começou com uma colecção de livros que a minha mãe, ainda eu era catraio, comprou como associada do Círculo dos Leitores. As Histórias do Avozinho de Raul Correia… que li de fio a pavio vezes sem conta, nos primeiros tempos apenas admirando as suas fantásticas ilustrações, mais tarde deliciando-me com os textos. Ainda hoje permanecem quase imaculadas na estante da sala dos meus pais… depois de casar, quando mudei de casa e trouxe comigo as minhas malas de cartão qual Linda de Suza, optei por deixá-los lá… achei que era esse o seu lugar natural… a sua casa. E, ainda hoje, lá permanecem eles… empilhados religiosamente em lugar de destaque na estante da sala… como que lembrando onde a minha história começou.

.

E o meu filho parece seguir a mesma paixão… desde cedo que nós temos por hábito quase semanal oferecer-lhe 1/2 livros. Ou porque se portou bem, ou porque ajudou os pais na lide doméstica ou apenas porque sim… e raro é o dia em que pelas mãos do meu filho não passe um ou mais livros… sendo certinho a história do final do dia, ao deitar. E não deixo de me sentir extremamente feliz quando vejo o M. introspectivo a olhar para as suas prateleiras de livros escolhendo com especial cuidado qual o livro que levará para o colégio ou que entregará à Mãe para estar ler-lho ao deitar…

.

Hoje foi este…

.

.

.

.

Deixe uma Resposta

 
