Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

Breve história do LdP e nova plataforma

Posted by LMML em Outubro 15, 2008

.

Em meados de Julho de 2006 comecei a investir algum do meu tempo na criação de uma plataforma IT que me auxiliasse no ensino do Inglês como segunda língua: onde pudesse trabalhar com os meus alunos e simultaneamente disponibilizar recursos para outros professores e pais interessados em apoiar a aprendizagem dos seus educandos. Incipientemente começou pela criação de um site alojado num servidor português ao qual atribui a designação de Livre.do.Ponto. O nome, surgido depois de alguns segundos de reflexão e com a intenção de jogar com o comum Livro de Ponto, pretendia desde logo mostrar um dos principais objectivos do LdP: um complemento às aulas que se afastasse dos normativos impostos por excessiva carga burocrática e limitações de recursos (e.g. Livro de Ponto) que me impediam (e ainda impedem, agora mais do que há dois anos atrás) de abordar o processo de ensino de forma mais estimulante e motivadora. Construí o site a partir do zero e com conhecimentos quase nulos de linguagem de programação ou qualquer outro tipo de conhecimento na criação de páginas web. Fui aprendendo e fazendo por tentativa e erro… e produto final foi este.

.

O projecto inicial da primeira plataforma do LdP foi crescendo e, deixando o site quase de parte, investi ainda mais tempo e recursos na criação do blogue Livre.do.Ponto [LdP]… e aí as coisas começaram a alterar-se significativamente. Inicialmente a maioria dos posts e dos recursos aqui disponibilizados tinham como intenção oferecer um complemento às minhas aulas e ao meu trabalho com os alunos mas com o passar do tempo fui reparando que algumas das fichas/testes/materiais de apoio que disponibilizava começaram a ter generosa procura por parte de outro tipo de gente… tendo eu recebido, nessa altura, alguns mails de outros professores solicitando que lhes enviasse algum do material publicado no blogue do LdP. Confesso que hesitei em responder de forma positiva a esses pedidos por sentir que a maioria dessas pessoas poderiam estar apenas a poupar trabalho seu e a pretender obter recursos já feitos e testados. Até porque ao atender a esses pedidos acabaria por dedicar mais tempos a disponibilizar conteúdos do que a oferecer uma alternativa extra-curricular para os meus alunos (o que se veio a comprovar). Fui aceitando os pedidos e disponibilizando cada vez mais material através do blogue do LdP… tendo para isso criado uma outra plataforma onde colocava ao dispor de todos muito do material produzido por mim… daí a box.net do LdP.

.

Meses mais tarde lancei um pedido aqui no blogue para colaboração por parte de outros professores solicitando que me enviassem alguns documentos seus de apoio às aulas de modo a aumentar o espólio do LdP. Alguns professores aceitaram o meu pedido (infelizmente bastantes menos do que aqueles têm usufruido do material aqui disponibilizado)e gentilmente enviaram-me documentos que tenho vindo a burilar e a disponibilizar na box.net do LdP (fazendo a óbvia e devida menção quanto à autoria). Entretanto após cerca de um ano de existência a box.net do LdP já foi visitada por mais de 200.000 pessoas e foram feitos mais de 140.000 downloads dos diversos materiais lá colocados.

.

.

Quanto ao blogue do LdP, que nos primeiros 7 meses de vida (Junho/2006 a Dezembro/2006) teve apenas 9.000 visitantes, foi crescendo quer em número de posts quer, sobretudo, em número de visitantes. No final de 2007 já apresentava um total de 43.500 visitas. Mas foi no ano de 2008 que o LdP obteve o seu maior crescimento… tendo ultrapassado as 100.000 visitas e tendo neste momento perto de 200.000 e com uma média diária de 1.800. Com o crescimento do número de visitantes vieram também as dezenas de mails recebido por semana ora solicitando material ora apresentando sugestões/críticas ora tecendo (imerecidos, seguramente) elogios…. o que significou em acréscimo acentuado de trabalho para mim… em simultâneo com a minha actividade docente, aulas de mestrado e, posteriormente, tese de doutoramento (entretanto em pausa por razões óbvias).

.

Com todas as alterações que se têm verificado na actividade docente (ECD, avaliação de desempenho, estruturação horária, etc.) bem como outros projectos em que me fui envolvendo, fui tendo cada vez menos tempo para manter o LdP devidamente dinâmico e minimamente interessante e diversificado. As minhas intenções continuam as mesmas… o tempo e a disponibilidade para as concretizar continua a ter de ser roubado aos momentos de descanso e que passo com a minha família…. à qual decidi dedicar nos últimos 3 meses mais tempo, afinal antes de ser professor… sou filho, irmão, esposo e….. Pai.

.

NOVA PLATAFORMA

.

Com a crescente procura no LdP de materias diversos (bastava-me consultar o registo proporcionado pela plataforma wordpress que suporta este blogue para verificar que os termos de procura no Google que acabavam por direccionar as pessoas para esta casa giravam todos am volta do mesmo: testes de inglês 2º ciclo, ficha de trabalho, materiais halloween, ficha present continuous, etc etc etc) comecei a sentir a necessidade de criar outra plataforma que melhor servisse os interesses de quem consultava o LdP essencialmente na procura de recursos e que me facilitasse a tarefa em disponibilizá-los. Lancei-me então na criação de uma nova plataforma LdP…. a Wiki do Livre.do.Ponto…. e parece que voltei à estaca zero… pouco counhecimento técnico tinha (e tenho) sobre a criação e dinamização de uma wiki e estou neste momento em fase de aprendizagem/construção. Já existe um esboço… o qual pretendo ir ampliando durante as próximas semanas. O blogue ir-se-á manter e a wiki servirá essencialmente como banco de dados e recursos. A ver vamos.

.

.

E estou cansado!

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: