Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

O ‘INE’ do LivredoPonto – Parte I.Números

Posted by LMML em Fevereiro 2, 2009

.

.

Apesar de ocasionalmente referir-me ao número de visitas que o LdP tem tido ao longo destes meses ou aos termos de pesquisa utilizados para o ‘encontrar’ num qualquer motor de busca, nunca fiz uma análise mais cuidada sobre os ‘números’ que de alguma forma reflectem o trabalho que tenho tido na manutenção e dinamização do LdP. Reconheço que é com algum narcisismo que o faço… afinal de contas… dedicando eu tanto tempo à dinamização do LdP sem que nenhum ganho material dele retire… resta-me confortar e buscar ‘forças’ aos números e aos comentários/emails que vou recebendo pelo trabalho aqui disponibilizado.

.

Quando iniciei este projecto, nos primeiros meses de forma muito incipiente, tinha apenas como propósito aproveitar o acesso à internet que muitos dos meus alunos tinham através de um clube de informática dinamizado por mim e outra colega na Escola EB 2, 3 Vale da Amoreira (o clube ‘My Computer’ pretendia aliar a aquisição de conhecimentos no domínio da informática com a aprendizagem do Inglês) para lhes propor pequenos desafios/tarefas a serem resolvidos on-line [poderão encontrar alguns desses exemplos aqui, aqui e aqui]. Com o passar do tempo ‘a coisa’ foi crescendo e fui acrescentando algumas funcionalidades e outros propósitos ao LdP.

.

Neste post, e em mais 2/3 a publicar ao longo das próximas duas semanas, irei dar largas ao INE que há dentro de mim e fazer uma pequena retrospectiva estatística em jeito de relatório de actividades avaliando o desempenho do blogue (os professores perceberão o sarcasmo).

.

Aqui fica a representação gráfica dos números do LdP desde o seu ínicio até hoje contendo o número total de visitas (e não de visitantes únicos) por mês e por ano. Estes números são providenciados pela plataforma WordPress, onde o LdP se encontra alojado, utilizando o mesmo ‘motor’ do Google Analytics. Como compreenderão é-me impossível alterar/adornar os números apresentados.

.

.

Como poderão verificar, depois de um semestre inicial muito incipiente o número de visitas foi aumentando, com especial ênfase a partir de Agosto de 2007… mas foi durante o ano de 2008 (em que passei a dedicar mais tempo ao LdP) que o número de visitas foi crescendo significativamente. À excepção dos meses de interrupção lectiva (Julho/Agosto), todos os outros apresentaram sempre mais de 10 mil visitas mensais… com o mês de Outubro a deter o recorde actual de 40.998 visitas num só mês. Sublinhe-se que durante os últimos dois meses de 2008 a plataforma wordpress apresentou problemas no acesso aos visitantes do LdP (erros no script e na visualização das páginas, entretanto corrigidos) que explicarão o forte decréscimo quando comparado com o mês anterior.

.

Já neste ano de 2009, o mês de Janeiro atingiu o segundo valor mais alto [34.624] com uma média de 2.200 visitas diárias na última semana. Caso a tendência se mantenha, rapidamente serão ultrapassadas as 300.000 visitas ao LivredoPonto (muito provavelmente durante este mês de Fevereiro).

.

Para Breve:

O ‘INE’ do LivredoPonto – Parte II.Termos de Pesquisa

O ‘INE’ do LivredoPonto – Parte III.As críticas/elogios (comentários e e-mails ao longo deste dois anos)

.

.

4 Respostas to “O ‘INE’ do LivredoPonto – Parte I.Números”

  1. Anabela Batáglia said

    Luis,parabéns pelo trabalho desenvolvido. Continuo a ser uma visita assídua e recomendo a sua página a muitas amigas, porque sinceramente acho que merece. Embora não tenha ainda utilizado nenhum recurso,tem servido para tirar idéias e motivar-me para outro tipo de actividades.Gosto de lhe enviar a minha opinião(sou chata),por considerar que deve ser gratificante para si ter o feedback do seu trabalho.Um abraço

  2. AnaLee said

    Boa noite!
    Há uma distinão para si no meu blog!
    Prémo pedagogia dos afectos

  3. AB,
    Nunca é chata… pelo contrário… sempre muito simpática nos elogios que dirige ao LdP. Grato como sempre.

    AL,
    Agradeço a distinção… em devido tempo tratarei de seguir as regras.

    A ambas

    Abraço

  4. Bom dia, Luís.
    Em primeiro lugar, devo dizer com toda a honestidade que, quem ainda não compreendeu que a escola não pode viver sem tic, deve visitar, ver com olhos de ver o Livre do Ponto.

    Da minha parte estou cada vez mais convencido que o recurso às ferramentas digitais, devidamente integradas no processo ensino-aprendizagem, só podem levar a termos alunos cada vez mais críticos, mais capazes e também melhor preparados para abraçar o tal mundo da informação.

    Tal como já aqui foi dito, já que não nos pagam pelas horas infindáveis que passamos a “blogar”, resta-nos a força que nos vem dos nossos alunos, das pessoas que connosco interagem de forma crítica, construtiva, sempre com o intuito de fazer sempre melhor.

    Parabéns por este espaço; obrigado pelo que nos proporciona.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: