Livre_do_ponto

________________________________ \” apenas aqueles que sabem são verdadeiramente livres \”

Leituras – Das preocupações da Escola Pública

Posted by LMML em Abril 30, 2008

.

.

.

.

"Our effort, in this book, is to explore a collection of pervasive and critical school issues by providing divergent views on each. The issues presented are dynamic; by presenting them in the form of

opposing essays, we intend to shoe how provocative and complex they are. That does not mean they are unsolvable problems; it does suggest that good solutions rely upon engaged and informed debate. We see the terrain of education as rugged and rocky, with few clear paths and many conflicting road signs."

destacado é meu

.

.

.

Não só por força da minha ‘desventura’ académica mas também por genuíno interesse e compulsividade livresca, nestes últimos meses, e aproveitando a desvalorização do dólar face ao euro, tornei-me cliente assíduo do betterworld.com. No espaço de quatro/cinco meses já recebi três caixas bem recheadas com títulos que de outra forma dificilmente teria acesso por terras cá do burgo. Durante os próximos meses irei partilhar convosco alguns desses títulos, escolhendo aqueles que poderão ser de interesse mais genérico e que, dado o contexto educativo actual, possam ser considerados como pertinentes. O único senão que poderão apresentar para a maioria (?) é o facto de se apresentarem redigidos em inglês. Desconheço (até porque não me preocupei em confirmar) se alguns deles se encontram traduzidos para português… no entanto é minha percepção que a vasta maioria não conhece réplica lusitana (com ou sem acordo ortográfico).

.

O primeiro é este Critical Issues in Educationdialogues and dialectics (Nelson, J.; Palonsky, S.; Carlson, K.). Sendo certo que a edição mais recente (6ª) data de 2006, e depois de verificar as diferenças entre esta que vos apresento (4ª – 2000) e a mais actual, decidi que não valeria a pena o acréscimo de investimento.

.

Livro bastante interessante que analisa as disputas mais recentes sobre a Escola e sobre Educação, explorando os diversos pontos de vista de maior relevância e encorajando um pensamento crítico sobre a actualidade educativa, dividindo os temas em três grandes capítulos, qual deles de maior pertinência: 1. que interesses deverá a Escola servir; 2. o que deverá ser ensinado; e 3. como deverão as Escolas ser geridas e governadas.

.

Não serei exaustivo na sua apresentação, no entanto gostaria de destacar alguns dos seus artigos/temas que por revelarem grande proximidade com o que vamos vivendo hoje em dia no sistema de ensino público português merecerão leitura atenta.

Nele são abordadas questões como a escolha de escola que se interliga com a tão propalada bandeira liberal do cheque-ensino; o financiamento da escola pública que se reflecte na distribuição equitativa ou igualitária do dinheiro estatal; a organização curricular que remete para a dicotomia entre currículos desenhados numa perspectiva macro e currículo desenhados numa lógica de espaço para diferenças de contexto social, económico e educativo; a liderança escolar colocada perante a encruzilhada da gestão docente eleita vs. gestão directiva nomeada; o sindicalismo docente apresentado num raciocínio de crítica construtiva entre as suas virtudes e defeitos; a violência escolar questionada quanto à sua origem e responsabilidade (escolar vs. social); e a privatização da rede pública escolar como possível solução dos problemas há muito diagnosticados ou como forma de mais uma especulação mercantilizada.

.

Todos estes artigos de grande interesse (e outros não mencionados) merecerão leitura atenta (que confesso ainda só ter feito na diagonal) e nela seguramente poderemos encontrar enquadramento e auxílio na procura das respostas que determinarão o futuro da nossa Escola Pública.

.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: